sexta-feira, janeiro 9

Sabedoria

Já o disse em várias ocasiões e alegro-me de o ver confirmado por alguém com mais anos do que eu e autoridade na psiquiatria* :

“A sabedoria é uma treta. Aquilo a que chamam sabedoria pode ser definido como uma capacidade total de alheamento e desinteresse, o que me parece mais perda que ganho. Por volta dos setenta sofri um infarte e, pelo que me contaram, durante certo tempo mostrei-me extremamente sábio. Muito razoável, muito simpático. Mas fui melhorando, e à medida que recuperava a saúde foi-se-me a sabedoria. Voltei a ser irritável, invejoso, impulsivo, incomodado por tudo e por nada. De modo que tive de concluir que aquilo era um sintoma de doença. Se vir que estou outra vez a ficar sábio, vou ao médico.”

---------------------------

(*) Louis Tas (1920-), ainda activo e considerado como talvez o mais importante dos psiquiatras holandeses. Numa entrevista de Frénk van der Linden.