domingo, agosto 30

Inspiração



Infelizmente nunca me senti inspirado para escrever o que quer que fosse. Artigo, ensaio, prosa de ficção, tudo isso exige de mim um esforço desproporcionado com o resultado, e causa em geral dores de cabeça daquelas que depois se lêem nas rugas fundas e nos lábios descaídos.

De modo que, por falta de inspiração, ponho-me a relatar casos reais, tento o retrato de um ou outro, ensaio às vezes umas picadelas em amigos e conhecidos, falo dos vizinhos...

Ultimamente, porém, mesmo esse manancial ameaça esgotar-se. Digo-me que se tivesse os meios que permitem as grandes viagens, talvez fosse pelo mundo em busca de figuras e pitoresco, esquecendo que outros vêm cá com igual propósito. Porque é isso o que acontece: a proximidade torna míope e a falta de inspiração tem costas largas.

Nos últimos três dias, aqui pertinho, um chinês idoso assassinou a mulher; no metro, sem qualquer motivo, duas raparigas esfaquearam outra e foram calmamente à sua vida; vi este helicóptero ambulância aterrar num jardim; ouvi o nigeriano Nkem Owoh, conhecido por Osuofia cantar I Go Chop Your Dollar; um vizinho comprou um Hummer num leilão por dez réis de mel coado; uma garota de treze anos quer dar sozinha a volta ao mundo num veleiro, os pais deixam o juiz por enquanto proíbe.

Tudo isto daria boas histórias, o caso é que a inspiração me falta e de preguiça tenho sobra.

............

A canção de Usuofia é agora proibida na Nigéria. A razão é simples e a letra pode ser lida aqui.