sábado, maio 15

80


Ao redor dos vinte anos, quando a minha vida conhecia mais sombras que momentos soalheiros, algumas vezes me perguntei que adiantava chegar à avançada idade de Jesus Cristo. O meu destino, porém, estava traçado e faz hoje oitenta que, por volta das cinco, numa tarde de canícula, "Deus criou o Mundo em Vila Nova de Gaia.".

Até agora o percurso não foi de descanso nem meias medidas, mas generosa mistura do bom e do pior. Momentos tristes, sobra de horas prazenteiras. Tragédias e trambolhões, desastres, aventuras, perigos a que escapei por um fio. Alguns êxitos. Alguns milagres. Vivências que largamente compensaram da inquieta espera. Amores. Sim, tive e, maravilha, ainda tenho. Amizades poucas, talvez porque espero delas tanto como dou.

Chegado a esta meta abstenho-me de fazer balanços e continuo pouco dado a olhar para trás. Aceito o dia com gratidão pelo que recebo, pelo que sinto, o que me faz esquecer a idade, o que ainda aprendo. Vivo-o na calma ciência de que, inevitável, um chegará sem amanhã.

------------

Adão e Eva expulsos do Paraíso - a gravura é de Gustave Doré (1832-1883)