terça-feira, março 26

Os que vão


Estranha sensação: três dias de viagem, em cada dia o anúncio de uma morte.
Partiram duas nonagenárias que, aqui na aldeia, faziam parte do historial da minha meninice. Ambas conheci viçosas e desempenadas. Cumpriram o seu destino, tiveram filhos, lutaram pela vida, deixam boa recordação. Paz à sua alma.
Partiu também um nonagenário que só de nome conheci, "figura grada" das Letras neste país, onde a fama depende tanto da curvatura da espinha como da habilidade de escolher sempre o bom campo e ser perito em navegar à bolina. Esse e um compincha levaram quatro longos anos a amargurar-me a vida, fazendo o possível para que me tirassem o pão. Falharam, porque há terras com lei e decência em muitas pessoas.
Pouco se me dá que estejam ambos no Inferno, já que mesmo em vida não fui capaz de odiá-los, bastou-me o sabê-los vermes.