quarta-feira, dezembro 17

Má ideia

(Clique)

Levado pela proximidade dos festejos do nascimento em Belém, andei uns dias a remoer a ideia, dizendo-me como dentro do espírito natalício seria agradável distribuir cumprimentos a uns quantos blogues. Este e aquele de gente conhecida, outros de anónimos que me divertem, com quem tenho aprendido ou por vezes me levam a rever a justeza de alguns dos meus cavalos de batalha.
Fui anotando nomes e compondo uma lista, com a ideia de, a partir de anteontem, quinze do mês, até ao final do ano, diariamente assinalar um blogue que, por razões várias, me parecesse merecer atenção.
Ainda bem que, acalmado o entusiasmo, e recordando Henry David Thoreau (1817-1862) autor que bastante contribuiu para a minha formação na adolescência, encontrei nele a razão de não levar a ideia por diante. Porque de facto, quem raio sou eu, que autoridade me dou para distribuir cumprimentos?
Afirma esse meu antigo mentor:
"Compliments and flattery oftenest excite my contempt by the pretension they imply; for who is he that assumes to flatter me? To compliment often implies an assumption of superiority in the complimenter. It is, in fact, a subtle detraction."
(Devido à pretensão que implicam, os cumprimentos e a lisonja provocam muitas vezes o meu desdém; pois quem é esse que supõe poder lisonjear-me? Cumprimentar implica com frequência uma pretensão de superioridade por parte daquele que cumprimenta. É, de facto, um subtil desapreço).