terça-feira, novembro 17

Ir em cantigas

(Clque)

Por volta dos dezoito tinha atrás de mim dez anos de uma voracidade de leitura diária e nocturna, acompanhada do clássico "ainda ficas cego com tanto ler", ameaça que nada me dizia. Dos grandes da literatura e de tudo o que fosse papel impresso, guiado também por gente que entendia do assunto, quis então passar dos dramas de Balzac e Zola para as obras de sociologia.
Novato, meti os dentes na Psicologia das Multidões (1895), de Gustave Le Bon; na Divisão do Trabalho na Sociedade (1893), de Durkheim; O Capital (1867) de Marx; O Manifesto Comunista (1848), de Marx e Engels, e Deus sabe quantas obras mais que vagamente compreendia.
O verniz desse conhecimento estalava depressa, trazendo-me a vantagem da modéstia e da humildade das opiniões que desde então me arrisco a fazer.
Também andei por Raymond Aron, Baudrillard, Foucault, Bourdieu, Lacan, mas esses e outros, ora estavam em craveira demasiado alta, ora se me apresentavam com nebulosidades próximas da charlatanice.
Passados os sessenta dei por mim a filtrar melhor a minha permanente sede de leitura e aprendizagem, se uma ou outra vez por acaso me entusiasmo cuido logo de procurar um contrapeso
Recentemente andaram amigos e conhecidos a insistir que não perdesse o Pikkety, mas dou-me alegremente conta que essa moda também já passou. Do malabarista Varoufakis, salvador da Grécia, idem, nada oiço.
Todavia, desde há ano e pico boas almas insistem que é hora de me deitar a ler Slavoj Zizek, o filósofo esloveno muito querido daquela esquerda que nos há-de trazer a salvação vestida à Mao e com acessórios Prada.
Por cortesia fui espreitar. Não aprofundei, mas o acaso levou-me a um artigo em que Zizek, falando de cerveja sem álcool, aponta para "o carácter paradoxal de um semelhante bem de consumo, tipicamente capitalista".
Despedi-me. Para repousar fui reler Thinkers of the New Left (1985), de Roger Scruton, agora em edição actualizada, com um capítulo dedicado a Zizek e o interessante título Fools, Frauds and Firebrands.
Recomendo  .